quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pequeno Dicionário do Café.

- Acidez- Característica percebiba nas laterais anteriores da língua, produzindo mais saliva e conferindo uma sensação de frescor ao café.

- Adstringência- Sensação de secura percebida na língua e mucosa bucal quando se bebe ou come um alimento. Tal sensação no café pode ser vista como defeito, consequência de grãos verdes, imaturos na torra ou por torra muito fresca.

- Aftertaste ou Sabor Residual- Sensação de paladar que se sente após ingerir algum alimento.

- Amargor- É sentido no fundo da língua e no aftertaste, graças à cafeína e ácidos clorogênicos. Quanto mais queimada a torra, mais amargo ele se torna e quanto mais demorada a extração do café, seja expresso ou coado, essa característica também é intensificada.

- Arábica- Nome popular dado à espéciede café Coffea Arábica, nativa da África. Geralmente resulta em bebidas superiores, aromáticas. de gosto equilibrado e suave.

-Aroma- Percepção olfativa que se tem do café. Pode ser rico com notas intensas, a fraco com notas que lembram produtos químicos.

- Aromatizado- Café que recebeu aromas artificialmente. Encontra-se de amêndoas, chocolate, baunilha, menta dentre outros.

- Barista- Profissional responsável pela confecção de bebidas que envolvem café. Os melhores baristas são estudiosos dos grãos e conhecem desde sua produção até a criação de blends, torra e preparo do produto em receitas de pratos e drinques.

- Blend ou liga- Mistura que compõe o café, assim como ocorre em alguns vinhos e uísques. O blend é determinante na qualidade do café, podendo conferir a ele equilíbrio ou desequilíbrio.

- Café (Rubiaceai)- Pequeno fruto nascido de um arbusto selvagem. Nativo da África, possui mais de 6.000 espécies. Todos os cafés são tropicais, sendo cultivados entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
Nos dias atuais, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas pra água.

- Café Turco- Provavelmente seja o método mais antigo de consumir a bebida que é preparada fervendo o café em singulares panelinhas de cobre ou latão (infringindo a regra de não ferver a bebida) e acrescido de açúcar e cardamomo e outras especiarias como anis-estrelado e canela.

- Cafeina- Da família metil-xantina, substância capaz de estimular o sistema nervoso, deixando o indivíduo em alerta por algum tempo.Combate a fadiga, ajuda a recuperar o ânimo, aumenta a pressão sanguínea e a pulsação, reage sobre o sono e fun;cão cognitiva.
O café Robusta contém muito mais cafeína que o Arábica. A moagem e a maneira do preparo também influenciam no teor da substância na bebida. Quanto mais fino o pó, maior se torna a superfície de contato, o que permite maior extração e, consequentemente, mais cafeína.

- Caffé Latte- Bebida feita com café, leite quente e espuma do leite vaporizado. Um dos mais tradicionais.

- Canelinha- É um cappuccino acrescido de um pau de canela ou polvilhado com canela em pó. Muito popular nos botecos brasileiros

- Cappuccino- Inventado pelos monges, o que explica o nome cappuccino (capuz que fazia parte da vestimenta dos monges).
É uma bebida feita com café expresso, leite vaporizado e espuma densa e brilhante.
No Brasil e em outros países, com na Austrália, é acrescentado chocolate polvilhado na superfície.

- Coffee Shake- É um milk-shake preparado com café, sorvete de baunilha ou creme, leite gelado e baunilha.

- Corpo- Percepção táctil do peso na boca, viscosidade e volume, que enriquece a bebida de café. o corpo pode ir de leve ao intenso, dependendo de aspectos como torra e características intrínsecas.

- Crema- É a camada de creme com consistência densa e cremosa e com aspecto semelhante a uma espuma que se forma na superfície do expresso, tem coloração de avelã.
Um bom café expresso deve conter o creme sem bolhas.

- Cubano- Expresso preparado com uma camada de açúcar sobre o pó, ainda no porta filtro, o que resulta em um café bem doce.

- Curto ou Ristretto- Expresso bem concentrado, feito com a mesma quantidade de pó do expresso normal, mas utilizando apenas 25ml de água.

- Descafeinado- Café com baixo teor de cafeína, retirada quimicamente (fluído suprecrítico de dióxido de carbono).

-Doçura- Percebida principalmente na ponta da língua é uma característica muita apreciada no café de grande qualidade, não sendo necessário o uso de açúcar para adoçar a bebida.

- Duplo- Duas doses do expresso comum.

- Dura- Bebida áspera e adstringente, segundo classificação a partir da prova de xícaras no Brasil.

- Expresso-  Criado pelos italianos é um café intenso e encorpado, bastante consumido em todo o mundo. É feito em uma máquina de alta pressão e deve ser degustado no momento da extração.
O mome expresso vem do latim, algo como "sob pressão".

- Fragância- Elementos voláteis liberados pelo café torrado e moído e percebidos pelo olfato. É um perfume bastante intenso e característico, deixando todo o ambiente impregnado.

- Francisco de Melo Palheta- Brasileiro, paraense, nascido  Belém em 1670, se tornou célebre personagem da história do café no Brasil ao ser conhecido por ter trazido a primeira muda da planta para ao país em 1727 quando retornou de uma missão para garantir o limite entre o território português e a guiana Francesa. Uma outra incumbência dada ao regimento, era obter mudas e sementes de café, o que foi feito com sucesso. Não se sabe ao certo como, mas foram cedidas gentimente por Madame D'Orvilliers, esposa do governador da Guiana, sob consentimento do marido.

- Frescor- Essencial na qualidade do café. Para manter o frescor, a torra deve ter sido feita recentemente ou até 10 dias. A moagem deve ser feita  no momento do preparo da bebida.
O café começa a oxidar depois de 20 minutos da extração, portanto deve ser consumido antes disso, pois ficará amargo e prejudicial à saúde.

- Gourmet (café)- É sinônimo de café de qualidade superior. Em sua composição só pode haver grãos arábica e sem defeitos PVA (pretos, verdes, ardidos). Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) os cafés gourmets ou premiuns são os mais raros e excelentes, com características únicas e valor agregado superior.

- Infusão- Uma das formas de preparar a bebida. Consiste em colocar o pó em contato direto com a água e depois coar.

- Instantâneo- Popular em todo o mundo moderno, apesar de apresentar uma bebida inferior. Inventado em Chicago no ano de 1901 por Satori Kato, cientista nipo-americano. O método se popularizou na década de 30, nos Estados Unidos ao lado de outros produtos que procuravam facitar a produção de alimentos durante a guerra.
Para se obter a bebida instantânea, basta adicionar água quente  ao pó, mexer e consumir a bebida sem nenhum resíduo sólido.

- Jacu Bird Coffee- Café produzido na fazenda Camocim, na região da Pedra Azul no estado do Espírito Santo, Brasil.
Nos moldes do kopi Luwak em que o grão é comido e digerido por um mamífero, este é comido e digerido por uma ave chamada Jacu. A ave come a frutinha no pé e defeca nas proximidades. Após a colheita nos pés, os produtores saem a procura das fezes dos pássaros, as recolhem e levam pra um terreiro específico, onde serão esfareladas e os grãos fiacam secando por até duas semanas antes de serem beneficiados, ensacados e vendidos. Por ser uma raridade, o Jacu Bird Coffee ganha valor no mercado, custando muito mais que os demais cafés, ditos normais.

- Kopi Luwak- Ocorre nas ilhas de Sumatra, Java e Sulawesi, todas as partes da Indonésia, Filipinas e Vietnã e é produzido com o café comido e defecado por um animal chamado Civeta ou Luwak, no dialeto bahasa, da Indonésia. O animal come o fruto doce e maduro do café, sendo descascadas ao passarem pelo estômago do mesmo (ação das enzimas). Os grãos permanecem intactos, mas passam por um processo equivalente ao despolpamento mecânico, deixando-os com sabor complexo e raro.
Seu valor é muito alto devido à pequena produção.

-Longo- Também conhecido em São Paulo como americano ou carioca. Trata-se de uma dose de expresso, que recebe água quente extra após o preparo, o deixando mais fraco e lembrando o café coado.

- Macchiato- Café expresso "manchado" com um pouquinho de espuma de leite vaporizado.

- Média- É o brasileiríssimo café com leite, consumido em xícara grande, principalmente no café da manhã.

-Pingado- Café com um pouco de leite pingado sobre ele ou o inverso, leite com um pouco de café. Muito consumido em botecos e padarias em várias regiões do Brasil, geralmente é servido em copos de vidro.

-Robusta- Nome popular da espécie de café Coffea Canephora, cujas principais variedades são: robusta e conillon (plantado principalmente no Brasil). De grande importância econômica é usada pramcompor blends de café e como aditivo flavorizante, graças ao seu grande teor de sólidos solúveis. Possui duas vezes mais cafeína que a espécie arábica.

- Romano-  Café expresso servido com uma raspa de casca de limão (zest).

-Timbó- Café muito forte, amargo e com pouco açúcar.

-Xibéu- Café fraco, muito aguado. O que originou a expressão:- "Café de pobre é xibéu".


fonte: "Dicionário Gastronômico Café Com Suas Receita"- Giuliana Bastos














Nenhum comentário:

Postar um comentário